REGULARIZAÇÃO FUNDIÁRIA E ABASTECIMENTO DE ÁGUA NO LOTEAMENTO RIO MARINAS DE CARAGUATATUBA

 REGULARIZAÇÃO FUNDIÁRIA E ABASTECIMENTO DE ÁGUA NO LOTEAMENTO RIO MARINAS DE CARAGUATATUBA

 

Autores: Claudia Ferreira Brito, Denis bek Arruda, Emerson Roberto de Oliveira e Luís Mateus Genova.

 

Em 28 de julho de 2010 a Resolução da Assembleia Geral da ONU A/RES/64/292, declarou o acesso à água limpa e segura e ao saneamento básico como direitos humanos fundamentais. No entanto o acesso a água ainda é dificultado muitas vezes por entraves burocráticos, mas boas medidas como as exemplificadas no artigo REGULARIZAÇÃO DO ABASTECIMENTO DE ÁGUA NO LOTEAMENTO RIO MARINAS DE CARAGUATATUBA E SEUS BENEFÍCIOS DE ACORDO COM O TRIPLE BOTTOM LINE, apresentado pela discente Claudia Ferreira Brito do curso engenharia civil do IFSP no 32° Encontro Técnico AESabesp, demostram os benéficos mútuos que o acesso ao saneamento pode promover. 

A área localizada no município de Caraguatatuba-SP no loteamento Balneário Rio Marinas (vide figura 1) a mais de 17 anos aguardava a sua regularização fundiária, para ter acesso aos serviços de saneamento, a localidade possuía várias ligações clandestina nas redes de abastecimento de água, praticadas pelos moradores da região que ocupavam áreas não regularizadas pela prefeitura do município.

Figura 1: Foto aérea destacando o Loteamento Balneário Rio Marinas.

 Através da Lei Municipal nº 2.337, de 29 de maio de 2017, que dispõe sobre a regularização fundiária das áreas urbanas consolidadas do Município de Caraguatatuba, essa área foi regularizada beneficiando cerca de 2.000 moradores que até setembro de 2020 não contavam com abastecimento de água.

Essas ligações clandestinas na localidade causavam perdas de aproximadamente 12.360 m³ por mês e um prejuízo financeiro de mais R$200.000,00 por ano à Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (SABESP). Além disso as ligações clandestinas podem causar contaminação da água e também são prejudiciais a pressão no sistema de distribuição diminuído a eficiência do abastecimento para os usuários regulares do serviço.

 Esses moradores apesar de estarem obviamente necessitados de utilizar o serviço de abastecimento de água poderiam sofrer penalidades ao fazer ligações clandestinas, uma vez que a ação é considerada furto qualificado, de acordo com o artigo 155 do Código Penal.

Com o advindo da regularização fundiária os moradores conseguiram corrigir sua situação junto a SABESP, que inclusive forneceu as Unidades de Medição de Água (UMA) sem custo para aqueles que comprovaram situação de vulnerabilidade social, o valor unitário de cada UMA é de R$ 43,48, considerando todos os imóveis levantados foi calculado inicialmente um custo para SABESP de R$ 17.913,76, o que foi um custo irrisório para companhia, mas de grande valia para os moradores, conforme projeção demostrada na figura 2 a expectativa da empresa é ter um faturamento anual de R$ 228.535,84.

Figura 2: Faturamento esperado em 2021 no loteamento. Fonte: SABESP

 

A correção dessa situação causou benefícios mútuos a todos, como o impacto financeiro positivo a companhia de saneamento, maior eficiência no abastecimento de água para a população melhorando sua qualidade de vida, a menor exploração dos mananciais hídricos promovida pelo consumo consciente da água e diminuição de perdas que o serviço regular de abastecimento de água acaba trazendo.

Vale ressaltar que existe outros serviços de saneamento ainda deficitários no Loteamento Balneário rio marinas como rede esgoto e drenagem urbana, mas o abastecimento de água representa um alento a população que por anos vem esperando ser atendida por tais serviços. Contudo foi demostrado que o trabalho realizado em parceria entre SABESP e Prefeitura de Caraguatatuba atingiu os objetivos esperados, e que o estudo de caso retratado sirva para inspirar outras equipes a ajudar na universalização do tratamento de água.

 

REFERÊNCIAS

BRASIL. Código Penal Brasileiro. Vade Mecum. São Paulo: Saraiva, 2016.

BRITO, Claudia Ferreira. Regularização do Abastecimento de Água no Loteamento Rio Marinas de Caraguatatuba e seus Benefícios de Acordo com o Triple Bottom Line. Fenasan: 32° Encontro Técnico AESabesp, São Paulo.

Resolution adopted by the General Assembly on 28 July 2010: 64/292. The human right to water and sanitation. 2010. Disponível em:. Acesso em: 01 nov. 2021.

CARAGUTATUBA, Prefeitura Municipal de. Após 17 Anos de Espera, Moradores do Rio Marinas podem Regularizar Água e Luz. 2020. Disponível em: https://www.caraguatatuba.sp.gov.br/pmc/2020/07/apos-17-anos-de-espera-moradores-do-rio-marinas-podem-regularizar-agua-e-luz/. Acesso em: 1 nov. 2021.

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