Marcreto: O concreto feito no mar que é ainda pouco estudado.

 Marcreto: O concreto feito no mar que é ainda pouco estudado.

Autores da matéria: Luís Mateus Genova, Denis Bek Arruda, Ruan Larisson Toninatto Vilela.

 

            O “marcreto” ou, como encontrado em inglês, “seacrete” ou “biorock” é um material artificial não convencional utilizado nas construções, constituído de carbonato de cálcio eletroliticamente precipitado em torno de um cátodo de estrutura de aço. Para que isso ocorra, uma corrente elétrica é induzida pela estrutura metálica que fica submersa no mar, podendo ser produzido em todas as costas sem necessidade de mineração, diminuindo, assim, o impacto ambiental, sobretudo em regiões litorâneas. Existem poucos estudos sobre esse material, o que dificulta sua aplicação. Mas com a crescente demanda por materiais sustentáveis, a pesquisa em cima do marcreto se torna interessante, principalmente para o Câmpus de Caraguatatuba, situado em um local estratégico para a aplicação.

            O marcreto pode produzir materiais de construção como revestimento, caixa de água, pia de cozinha, entre outros, como pode ser visualizado na Figura 1.

            Publicações anteriores apontam o marcreto com propriedades mecânicas semelhantes às do concreto, garantindo a possibilidade do mesmo para aplicações em estruturas (JOHRA et al, 2021)

            O processo de produção do marcreto é muito simples. Para se produzir uma caixa d’água por exemplo, deve-se energizar uma tela metálica com o formato da estrutura pretendida utilizando uma bateria, ou, de preferência, alguma fonte de energia renovável, e submergindo essa estrutura no mar. Após alguns dias, os sais minerais do mar formarão uma estrutura mineral na tela que endurece após secar fora da água. Um esquema desse processo é apresentado na Figura 2.

Figura 1: Diversas aplicações do marcreto.

Fonte: Adaptado de Lengen (2008).

 

Figura 2: Processo de obtenção do marcreto.

Fonte: Adaptado de Lengen (2008).

 

            O que você achou do marcreto? Deixe sua opinião nos comentários!

 

 

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

 

JOHRA, H.; MARGHERITINI, L.; ANTONOV, Y. I.; FRANDSEN, K. M.; SIMONSEN, M. E.; MOLDRUP, P.; JENSEN, R. L. Thermal, moisture and mechanical properties of Seacrete: A sustainable sea-grown building material. Construction and Building Materials. vol. 266, n. 121025, 2021.

 

LENGEN, J. V. The barefoot architect: a handbook for green buildings. ed. 1. Bolinas, Calif., USA: Shelter Publications, 2008.

 

LENGEN, J. V. O Manual do arquiteto descalço. ed. 2. Porto Alegre, RS, BR: Bookman, 2021.

 

Comentários

Postagens mais visitadas