Instituto Chapada de Educação e Pesquisa: Um exemplo de empreendedorismo social
Instituto
Chapada de Educação e Pesquisa: Um exemplo de empreendedorismo social
Autores: Camila
Talhacoli, Luís Mateus Genova e Ruan Larisson Toninatto Vilela.
Segundo
Yunus (2010) um negócio social consiste em um negócio que, além de gerar lucro,
visa resolver algum problema social. Para Yunus (2010) o lucro deve ser
reinvestido na própria empresa, para ampliar seu impacto, e dividido entre
acionistas e dividendos, pois poderiam causar conflitos de interesse. Nesse
caso, Segundo Yunus (2010, p. 33) “[...] quando lucro e as necessidades humanas
entram em conflito, geralmente o lucro ganha - o que significa que as pessoas
perdem”.
Stevens,
Moray e Bruneel (2015) classificam negócio social como uma forma de
empreendedorismo que busca conciliar resultado social e resultado econômico,
dando ênfase no primeiro, identificando oportunidades e lacunas deixadas pela
atuação de governos, empresas e sociedade, e, também atuando por meio de
evoluções práticas de responsabilidade social, filantropia e organizações sem
fins lucrativos (ONGs) (STEVENS, MORAY e BRUNEEL, 2015; CICCARINO et al, 2019).
E,
segundo Stevens Mair e Martí (2006), Empreendedorismo Social é um termo mais
amplo que define o processo de criação de valor social de forma sustentável por
novas empresas ou empresas já existentes, podendo ou não haver a geração e
apropriação de resultado econômico.
Portanto,
existe uma grande afinidade entre os termos “negócio social” e “empreendedorismo
social”, tanto que por vezes são confundidos (CICCARINO et al., 2019). Apesar
de haver iniciativas de negócios sociais de sucesso, um dos grandes desafios é
captar investimentos. Nesse sentido, muitas empresas que conseguem resolver
problemas sociais, mas também gerar lucros, são chamadas de negócios sociais
(YUNUS, 2015).
Um
grande exemplo brasileiro de negócio social é o Instituto Chapada de Educação e
Pesquisa (ICEP). O ICEP é uma organização sem fins lucrativos que Trabalha para
tornar realidade o sonho do acesso universal à educação pública de qualidade. A
entidade atua oferecendo apoio à formação continuada de professores e gestores
de escolas, também auxilia na criação de redes colaborativas voltadas a
fortalecer o ensino formal e políticas públicas de educação (INSTITUTO CHAPADA,
2022). A Figura 1 esquematiza o funcionamento do ICEP por meio de um
infográfico, mais detalhes sobre cada etapa apresentada, pode ser encontrada na
página do instituto: http://institutochapada.org.br/iinfografico-da-metodologia-do-icep/
.
Figura 1: Infográfico sobre o esquema de funcionamento
do ICEP.
Fonte: Instituto chapada (2022).
Referências
Bibliográficas:
CICCARINO, IRENE D. M. et al. Inovação
social e processo empreendedor: aplicação de tipologia em start-ups da Yunus
Negócios Sociais Brasil. Cadernos EBAPE.BR [online], v. 17, n. 4, pp. 1031-1047.
2019.
INSTITUTO CHAPADA. Instituto chapada,
2022. Site. Disponível em: http://institutochapada.org.br/atuacao/.
Acesso em 14 de maio, 2022.
YUNUS, M. Muhammad Yunus: “Não chore por
estar desempregado, crie seu emprego”. Endeavor, 2015. Disponível em: https://endeavor.org.br/desenvolvimento-pessoal/muhammad-yunus/.
Publicado em: 09 de agosto, 2015. Acesso em: 14 de maio, 2022.
STEVENS, R.; MORAY, N.; BRUNEEL, J. The
Social and Economic Mission of Social Enterprises: Dimensions, Measurement,
Validation, and Relation. Entrepreneurship: Theory and Practice, v. 39, n. 5,
p. 1051-1082, 2015.
YUNUS, M. Criando um Negócio Social. Rio
de Janeiro: Campos, 2010.



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